top of page
L1.jpg

Endometriose

Dra Lidia Myung

Ginecologista & Cirurgiã Integrativa

IMG_6245.jpg
"A verdadeira saúde é um caminho... Uma jornada individual para a cura integral e plena.”

A Dra Lidia Myung ingressou na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) em 1994, aos 18 anos de idade.

Desde adolescente, Dra Lidia sentia a necessidade de encontrar uma ginecologista que pudesse acolhê-la nas suas dúvidas, medos e ansiedades. Percebia que a dúvida era muitas vezes pior, até mesmo que o problema ou a doença. Sabia que a adolescência e o início da vida adulta traziam muitas inseguranças e novas descobertas. Sentiu gratidão sempre que encontrava profissionais que pudessem ter o perfil que considerava importante para ajudá-la.

Filha de imigrantes, nascida no Brasil, foi educada nos moldes da rigidez oriental, no sentido de saber a importância do esforço, do respeito ao próximo e aos mais velhos, da integridade, da honestidade, do caráter, e da humildade, valores que recebeu abençoadamente de seus pais. No entanto, recebia altos graus de cobrança e exigências, pois vivenciou a dificuldade de sua família para se reerguer em um novo país, o sacrifício moral e financeiro de seus pais para que ela pudesse frequentar as melhores escolas de São Paulo.

Após ingressar na Faculdade de Medicina da USP, iniciou uma jornada para o autoconhecimento. Até então havia vivido para honrar o esforço de seus pais, e devolvido a eles todo o esforço, com seu ingresso em uma Faculdade de Medicina, das mais disputadas do país.Em sua trajetória de auto exigências e ingresso a um mundo extremamente competitivo, sofreu com o diagnóstico de Endometriose muito cedo. Lembrava que sofria de dores incapacitantes desde o primeiro dia de sua menstruação aos 12 anos de idade, e que diziam a ela que cólicas eram normais.

Como toda adulta jovem, estava com sua identidade em construção, teve momentos de extrema dificuldade emocional, e encontrou apoio incondicional, e inspiração profissional em seu Professor e Tutor, Dr Mauricio Abrão, que por obra do destino, um dos pioneiros e mais competentes especialistas e pesquisadores em Endometriose com reconhecimento mundial, ao qual Dra Lidia será grata por toda a eternidade.

Desde então Dra Lidia empenhou-se em estudar e se aprofundar no conhecimento da Endometriose. Dra Lidia teve a oportunidade de acompanhar as Cirurgias de Endometriose Profunda conduzidas pelo seu Tutor Professor Dr Maurício Abrão, desde que era ainda aluna de Medicina. Logo que se graduou médica, continuou a sua capacitação em Cirurgia Minimamente Invasiva e Endometriose, tendo sido por mais de 10 anos, assistente do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas de São Paulo como colaboradora, ensinando alunos e residentes da Faculdade de Medicina da USP. Coordenou por mais de 7 anos o Projeto da Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP, que leva atendimentos e oportunidades de Cirurgias Ginecológicas e Endometriose, para mulheres de cidades carentes do Brasil, um projeto voluntário de caráter social e acadêmico.

Adquiriu o título de Especialista em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva pela FEBRASGO (Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia), e pelo Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Concluiu seu Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP sobre o tema de Endometriose Profunda Intestinal, tornando-se Professora de Cursos de Pós Graduação em Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva, contribuindo com a capacitação de médicos de todo o Brasil e da América Latina, para compartilhar seu conhecimento técnico e cirúrgico em Cirurgias Minimamente Invasivas, Histeroscopia, Laparoscopia e Cirurgia de Endometriose.

Após seu tratamento da Endometriose, Dra Lidia procurava cuidar dos hábitos alimentares, de exercícios físicos, psicoterapia, lidando com tantas tarefas e projetos que exigiam alto grau de responsabilidade e performance de resultados. Aos 44 anos de idade, sua saúde dava sinais de esgotamento, até que foi diagnosticada com câncer de mama.

l8.png

Ela se lembra de seu acupunturista dizer 6 meses antes de ser diagnosticada com câncer: “Lidia, o que você faz além de trabalhar? Por que dorme tão pouco? Por que se exige tanto? Quer provar o quê para quem? Veja… você presta pra sociedade e pra sua equipe enquanto tem saúde… pensa que você é insubstituível? Quando adoecer, será substituída no dia seguinte… Se você não se ama, não se cuida, ninguém fará isso por você…. Tenho receio que seja tarde demais, e que em breve poderá ter um câncer….”.

Dra Lidia passou por um período de recolhimento e reflexão muito profundos… Tudo pelo qual havia lutado por toda a vida, também teria trazido doenças…. O que estava fazendo de errado? Como profissional que cuida da saúde de milhares de pessoas, não poderia deixar de aplicar para si mesma um conceito de saúde que fosse mais verdadeiro… foi quando decidiu se especializar em Medicina Integrativa, para compreender o verdadeiro processo de saúde e adoecimento, e concluiu seu curso de Pós Graduação em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo, que abriu sua mente e formação profissional para enxergar a saúde de forma Integral, Plena, e desde então Dra Lidia Myung, tem tido como missão de vida: divulgar a importância e o significado da verdadeira saúde, para toda a Sociedade, para suas queridas pacientes, e principalmente, para si mesma.

Marque  aqui sua consulta

bottom of page