top of page
AdobeStock_230313641.jpg

HPV

HPV 


O HPV é a doença causada pelo Papiloma Vírus Humano e principal causa de câncer de colo do útero no Brasil e no mundo. Saiba mais sobre os tratamentos para o HPV, prevenção e sintomas da doença

O que é HPV?

O HPV, papiloma vírus humano, está disseminado mundialmente e estima - se que cerca de 70% dos adultos serão positivos em algum momento de sua vida para HPV, se assim testados na detecção.

Na saúde da mulher, é relacionado ao câncer de colo uterino e verrugas genitais.

Como ocorre a infecção por HPV?

A via de contaminação mais comum é a do contato íntimo, não exclusivamente sexual.

Existem estudos que comprovam a contaminação de bebês recém-nascidos por HPV dentro do útero de suas mães e mesmo em crianças e adultos que nunca tiveram contato sexual.

O uso de preservativos apesar de recomendado para reduzir o risco de infecção pelo HPV, não é uma garantia de não-contaminação.

AdobeStock_289330339.jpg
Como é feito o diagnóstico do HPV?

O diagnóstico do HPV nas mulheres é feito por meio do exame ginecológico, teste de papanicolau, colposcopia, vulvoscopia e detecção do HPV por técnicas laboratoriais de PCR.

O HPV está positivo, devo me preocupar?

A preocupação na detecção do HPV é pelo fato de ser a causa do câncer de colo uterino. O fato do HPV estar positivo, não necessariamente significa que a pessoa desenvolverá o câncer de colo uterino. Porém quase todos os cânceres de colo do útero têm o HPV de alto risco como causa. A interpretação e o tratamento do resultado positivo para HPV deve ser feito pelo ginecologista, que interpretará o conjunto de achados clínicos do papanicolau, da colposcopia e da vulvoscopia com biópsia.

Existem mais de 200 subtipos de HPV e eles são divididos basicamente em baixo e alto risco para causar câncer de colo uterino.

O câncer de colo uterino é o câncer mais comum que acomete mulheres no Brasil, depois do câncer de mama.

Os exames preventivos como o de papanicolau têm o objetivo de detecção precoce de alterações genitais e de colo uterino por HPV, que podem ser tratadas se diagnosticadas precocemente, antes mesmo de evoluir para o câncer propriamente dito. Portanto podemos afirmar que os exames preventivos ginecológicos previnem certamente o câncer de colo uterino.

HPV: a maior causa câncer de colo do útero no mundo

Embora nem todo HPV se torne maligno e se transforme em câncer, a infecção pelo HPV é a maior causa de câncer cervical no mundo.

Mas o papiloma vírus humano não é fator de risco apenas para esse tipo de câncer e está associado ao aparecimento de outros cânceres, como o câncer de ânus, câncer de vagina, câncer de vulva e garganta (orofaringe) em menor frequência.

fatos e números sobre o hpv.png
Quais os cuidados que posso tomar para evitar que o HPV desenvolva lesões que evoluam para câncer de colo uterino?

É quase improvável que um indivíduo durante a vida não se contamine por HPV em algum momento de sua vida.

Porém, o HPV costuma negativar em 90% das vezes em até 2 anos, desde que o sistema imunológico esteja saudável.

Portanto o mais importante, além dos exames preventivos periódicos com o ginecologista, é adotar um estilo de vida saudável que fortaleça o sistema imunológico e saúde de forma integral.

Dicas importantes:
hpv 1.jpg
Alimentação saudável e natural

Quanto mais natural a alimentação, menos processada, menos inflamatória, melhor será para o funcionamento do sistema imunológico.

Evitar fumar

O fumo reduz drasticamente a capacidade do sistema imunológico de combater o HPV. A maioria das infecções por HPV que evoluem para câncer de colo uterino é de mulheres que fumam. Parar de fumar é estratégia das mais importantes para negativar o HPV e reduzir as chances de progressão das lesões para o câncer.

hpv 2.jpg
hpv 3.jpg
Qualidade do sono

Se mede a qualidade de sono pela quantidade de horas, horário de ir dormir, e qualidade de sono profundo. Durante o sono profundo de qualidade é feito o reparo celular, e o fortalecimento do sistema imunológico. Quando são respeitados os pilares do sono de qualidade, as chances de desenvolver quaisquer cânceres reduzem mais de cinco vezes.

Pilar do silêncio

O silêncio é o estado mental oposto do alerta. Em outras palavras seria proporcionar brechas durante o dia para incluir atividades que reduzam o estresse mental. Estudos científicos comprovam que o constante estado de alerta mental faz colapsar o bom funcionamento do sistema imunológico. Práticas de meditação, ioga, leituras, autoconhecimento, psicanálise, mindfulness, acupuntura, atividade física que trabalhe a mente e o corpo são fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Depositphotos_153732240_xl-2015.jpeg
HPV tem cura?

O vírus em si costuma ser combatido pelo próprio organismo na maioria dos casos. O HPV costuma negativar espontaneamente em 80 a 90% dos casos em até dois anos após a infecção. O que pode precisar de tratamento são as lesões causadas pelo vírus, que podem ser simples verrugas tratadas com cauterização ou lesões pré neoplásicas, ou neoplásicas que precisam ser tratadas cirurgicamente.

Mas vale lembrar que existem duas vacinas para o HPV disponíveis no Brasil. A vacina contra o HPV é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos, além de pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV, pacientes em tratamento oncológico e transplantados.

Gostaria de agendar sua consulta para avaliação de HPV e exames preventivos?

Acesse os links abaixo:

Marque  aqui sua consulta

bottom of page